Quem somos

Quem somos.

Constituida em Fevereiro de 2017 somos a 1ª Associação de Enfermagem da Região Autónoma dos Açores de Enfermeiros para Enfermeiros. Somos uma Associação sem fins lucrativos, com sede na Ilha Terceira, e temos como foco principal melhorar a resposta às necessidades em cuidados de enfermagem na área cirúrgica sendo que para atingir este objetivo pretendemos ter um papel ativo na formação dos enfermeiros.

Constituição:

Os nossos órgãos sociais são constituídos por enfermeiros, ligados ao utente cirúrgico, 2 pertencentes ao Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, 2 ao Hospital da Horta e 5 ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Somos enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, especialistas em Enfermagem de Reabilitação e enfermeiros prestadores de cuidados gerais, nos serviços de Cirurgia Geral, Especialidades Cirúrgicas e Bloco Operatório.

Direção

Assembleia Geral

Conselho Fiscal

 

Diretivas principais da AECA:

  1. Melhorar a resposta às necessidades em Cuidados de Enfermagem Cirúrgica na Região Autónoma dos Açores;
  2. Melhorar a qualidade dos Cuidados de Enfermagem prestados no âmbito da Enfermagem Cirúrgica, na RAA;
  3. Colaborar na formação contínua dos enfermeiros com interesse na Enfermagem Cirúrgica;
  4. Promover a Investigação no âmbito da Enfermagem Cirúrgica;

O nosso grande objetivo é criar algum dinamismo na Região, e colocar à mesma mesa os enfermeiros a trocar experiências naquilo que são as dificuldades e desafios comuns. Pretendemos criar encontros frequentes debatendo os assuntos que sejam preocupantes para a Enfermagem Cirúrgica, para que se desenvolva e melhore a qualidade dos cuidados que prestamos aos nossos cidadãos. É também nossa intenção que estes encontros sejam realizados nas diferentes ilhas para que as oportunidades estejam ao alcance de todos os enfermeiros que prestam cuidados na RAA. Pretendemos ter representação Regional e dar a conhecer aos enfermeiros da Região, e não só, o que de melhor temos “cá dentro” e ao mesmo tempo trazer  pessoas de referência nas áreas em que os seus sócios considerem importantes.

Parcerias:

Não existe até ao momento nenhuma parceria nem protocolo com nenhuma Entidade, no entanto a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros tem sido fundamental, quer no incentivo quer no apoio moral e logístico ao nosso projeto, MUITO OBRIGADO.

Colocamo-nos no entanto ao dispor das organizações para, na medida das nossas possibilidades, contribuir para dignificar as práticas de enfermagem no contexto cirúrgico. Acreditamos que a junção de sinergias com outras Associações congéneres seria extremamente positivo, e estamos já a trabalhar nesse sentido.